Transmissão das comissões da Câmara pela internet é realidade

O presidente Michel Temer ressaltou que o serviço WebCâmara, inédito, vai assegurar a transparência absoluta dos trabalhos da Câmara.
21/10/2009 11h11

 

A Câmara lançou nesta quarta-feira (21) o serviço WebCâmara, com transmissão ao vivo na internet de todos os eventos das 22 comissões da Casa. O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP) ressaltou que a iniciativa, inédita, vai assegurar a transparência absoluta dos trabalhos da Câmara. "Grande parte das discussões ocorrem nas comissões", disse, ao observar que, muitas vezes, a imagem do Plenário vazio provoca a falsa impressão de que os deputados não estão trabalhando, quando na verdade os parlamentares estão em reuniões das comissões.

Somente neste ano, as comissões aprovaram conclusivamente, ou seja, sem a necessidade de discussão no Plenário, 208 projetos de lei. Desses, 154 foram enviados ao Senado, 18 à sanção presidencial e 36 já viraram normas jurídicas. Já o Plenário aprovou 185 proposições no mesmo período.

As gravações das reuniões das comissões ficarão arquivadas por 30 dias e poderão ser acessadas pela internet. Depois desse período, os registros poderão ser consultados mediante solicitação ao Centro de Documentação e Informação.