Temer reúne-se com defensores da criação do Estado do Tapajós

Acompanhado pelos deputados Jader Barbalho (PMDB/PA) e Lira Maia (DEM/PA), o grupo pediu a intervenção do presidente para inclusão, na pauta do plenário da Câmara, do requerimento de urgência para a votação do plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós.
23/02/2010 17h45

Temer reúne-se com defensores da criação do Estado do Tapajós

JBatista

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), reuniu-se nesta terça-feira (23) com integrantes do movimento pela criação do Estado do Tapajós, acompanhados pelos deputados Jader Barbalho (PMDB/PA) e Lira Maia (DEM/PA).

O grupo pediu a intervenção do presidente Michel Temer para inclusão, na pauta do plenário da Câmara, do requerimento de urgência para a votação do plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós. Segundo Jáder Barbalho, a realização do plebiscito foi aprovada pelo Senado. "Trata-se de um movimento organizado pelo povo e não pela classe política, ou seja, é um anseio da sociedade", disse Barbalho. O novo estado seria criado com o desmembramento das regiões sul e sudeste do Pará, o que resultaria em maior desenvolvimento da região, defendeu.

Michel Temer destacou que a realização do plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei, prevista no artigo 14 da Constituição Federal, "é a forma mais democrática do exercício direto da soberania popular. Portanto, tem todo o meu apoio".

Se desmembrado, o estado do Carajás teria uma área de 285 mil km quadrados, 38 municípios e 1,3 milhão de habitantes.