Temer reúne-se com Comissão Externa de Honduras

06/10/2009 17h55

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), reuniu-se nesta terça-feira (06) com membros da comissão externa criada para acompanhar a situação da embaixada brasileira em Honduras.

A comissão, composta pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Bruno Araújo (PSDB-PE), Cláudio Cajado (DEM-BA), Ivan Valente (Psol-SP), Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Maurício Rands (PT-PE) apresentou um balanço da visita realizada a Tegucigalpa na última semana.  Os parlamentares reuniram ao relatório centenas de reportagens sobre a visita, publicadas na imprensa nacional e internacional.

"Quero cumprimentar a todos, não só pelo sucesso da missão, mas principalmente por dar à Câmara dos Deputados a possibilidade de ajudar a mediar conflitos", disse Temer, após ouvir os relatos.

O deputado Raul Jungmann, que coordenou o grupo, ressaltou que "a comunidade brasileira, que, até então sentia-se desamparada, ficou extremamente emocionada com a nossa visita".

O grupo apontou que, na última segunda-feira, o presidente interino das Honduras, Roberto Micheletti, anulou o decreto que, na semana passada, restringiu várias liberdades fundamentais no país, como a liberdade de expressão ou de manifestação. "Não que a nossa presença tenha sido determinante para o recuo das decisões do presidente em exercício, mas temos convicção de que o parlamento brasileiro contribuiu muito no processo", avaliou o deputado Cláudio Cajado.

Para Maurício Rands, ficou claro de que "o objetivo da missão não foi substituir a ação de organismos internacionais, como a OEA ou a ONU, e sim zelar pela integridade dos brasileiros que vivem em Honduras". Ele acrescentou, ainda, o papel da diplomacia parlamentar em episódios como esse. "Estamos complementando o Estado brasileiro na afirmação dos interesses internacionais", declarou.

Segundo Bruno Araújo, o resultado positivo se reflete nas garantias institucionais oferecidas pela Suprema Corte e pelo parlamento hondurenho de que a embaixada brasileira não será invadida pelo governo interino, um dos principais objetivos da missão.

Janete Pietá assinalou a composição suprapartidária da comissão, que reuniu parlamentares da base e da oposição ao governo. A deputada destacou o apoio do presidente Michel Temer à missão que, segundo ela, confiou no grupo e conferiu a credibilidade necessária ao trabalho.