Temer recebe delegação de parlamentares mexicanos

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), recebeu na manhã desta quarta-feira (05/5), o presidente do Senado mexicano, senador Carlos Navarrete Ruiz (PRD), acompanhado por diversos parlamentares mexicanos. O objetivo do encontro é aumentar as relações entre os Legislativos dos dois países.
05/05/2010 12h10

Temer recebe delegação de parlamentares mexicanos

Luiz Cruvinel

Durante encontro realizado na manhã desta quarta-feira (05/5), o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), discutiu com parlamentares mexicanos o fortalecimento das relações entre Brasil e México. A comitiva, liderada pelo presidente do Senado, senador Carlos Navarrete Ruiz (PRD), é composta por nove senadores e dez deputados, representando todos os sete partidos políticos presentes no Congresso mexicanos.

O presidente da Câmara ressaltou a importância da diplomacia parlamentar e as similaridades entre os sistemas políticos dos dois países. Temer destacou ainda as peculiaridades dos presidencialismo brasileiro, o presidencialismo de coalisão, onde o chefe do Executivo precisa formar uma base aliada no Congresso. Durante o encontro, o presidente do Senado mexicano  afirmou que o aprofundamento das relações entre os dois parlamentos pode acelerar a aprovação de acordos nas áreas de cooperação econômica e imigração, por exemplo.

"Fica clara a importância que o México dá ao Brasil e a importância que os senhores dão à democracia, ao incluir na delegação representantes de todas as forças políticas do parlamento mexicano. Nós aqui na Câmara, quando organizamos missões oficiais, também procuramos incluir representantes dos partidos da base aliada ao governo e da oposição", disse Temer.

Segundo a deputada Beatriz Elena Paredes Rangel (PRI), presidente do Grupo de Amizade Brasil-México, o principal objetivo da visita ao Brasil é chegar a um acordo para regulamentar encontros periódicos entre os parlamentares dos dois países. A deputada, que também é a presidente nacional do PRI, aproveitou a ocasião para convidar o presidente Temer para uma visita oficial ao Congresso mexicano.

Também faz parte da comitiva mexicana a diretora geral do Canal del Congreso, Leticia Salas Torres. A representante da emissora pública de televisão do Legislativo mexicano deve aproveitar a visita para se reunir com os diretores da TV Câmara e TV Senado e discutir mecanismos de cooperação entre as emissoras.