Temer participa do Fórum Parlamentar Ibero-Americano na Argentina

O presidente da Câmara representará o Congresso no VI Fórum Parlamentar Ibero-Americano, que discutirá o tema “Educação: fator de inclusão social”. Segundo Michel Temer, o fórum permite conhecer realidades e modelos distintos no espaço ibero-americano, valoriza o diálogo político e contribui para a qualidade da legislação.
10/11/2010 10h00

J.Batista

Temer participa do Fórum Parlamentar Ibero-Americano na Argentina

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), embarca nesta quarta-feira (10/11) para Buenos Aires, na Argentina, em missão oficial para representar o Congresso brasileiro no VI Fórum Parlamentar Ibero-Americano (FPIA). O tema central do encontro, que ocorrerá nesta quinta e sexta-feiras (11 e 12/11) será "Educação: fator de inclusão social".

Criado em 2005, o Fórum reúne parlamentares de vinte e dois países - doze cujo sistema parlamentar é unicameral e dez com sistema bicameral. Michel Temer destacou a importância da cooperação institucional entre os países ibero-americanos. Segundo avalia, o fórum permite conhecer realidades e modelos distintos no espaço ibero-americano, valoriza o diálogo político e contribui para a qualidade da legislação.

Programação

A abertura está prevista para quinta-feira, 9h30, no Senado Nacional, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, Eduardo Fellner e do presidente do Fórum Parlamentar Ibero-Americano e presidente do Senado Nacional, Julio Cobos. Também participam da Mesa de abertura os presidentes da Câmara do Brasil, Michel Temer; da Assembleia da República de Portugal, Jaime Gama; do Senado do Paraguai, Oscar González Daher; da Câmara de Representantes de Uruguay, Ivonne Passada; do Senado da Espanha, Francisco Javier Rojo.

Na sequência, durante a primeira sessão plenária, o secretario Geral do Fórum Ibero-Americano, Enrique Iglesias, apresentará a palestra sobre o tema central do encontro - "Educação: fator de inclusão social".

Às 11h30 está programada a conferência magistral, aberta ao público, cujo tema é "Desafios da Educação na América ibérica", ministrada por Emilio Tenti Fanfani.

Os trabalhos incluem, ainda, mesas temáticas durante a tarde da quinta-feira e toda a sexta-feira, com os temas "Acesso, permanência e obrigatoriedade no sistema educacional"; "Novas tecnologias da informação e a comunicação no Ensino"; "Pluralismo educacional e escola de qualidade"; e "Financiamento integral do sistema educativo".

O encerramento, às 15h00 de sexta-feira, o presidente do VI Foro Parlamentar Ibero-Americano, Julio Cobos, apresentará as conclusões e passará a palavra para Oscar González Daher, presidente do Senado do Paraguai, país que será sede do VII encontro.