Temer participa de abertura do Fórum Parlamentar Ibas

14/04/2010 18h50

Luiz Cruvinel

Temer participa de abertura do Fórum Parlamentar Ibas
Após a abertura oficial do Fórum Parlamentar Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), o presidente da Câmara, Michel Temer, destacou que o objetivo do fórum é promover a cooperação em assuntos de interesse comum dos três países, como o comércio internacional, a redução da pobreza, o desenvolvimento social e as melhores práticas internacionais.
Temer afirmou ainda que esses países têm problemas muito parecidos, como o espaço para as mulheres. Durante o evento, no início desta noite, ele lembrou que no Brasil as mulheres passaram a votar em 1902 e assinalou que a Câmara dos Deputados desenvolveu ações importantes, como incluir a presença feminina no Colégio de Líderes e criar a Procuradoria Parlamentar para defender a postulação das mulheres brasileiras.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP), destacou que a cada encontro do fórum deve-se incluir temas para contribuir com a governança mundial.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse que o encontrou vai intensificar o intercâmbio parlamentar e observou que na reunião de Brasília serão discutidos temas como direito da mulher, o papel do Legislativo nos investimentos desses países e a melhor forma de organizar os trabalhos. “O Parlamento encara com entusiasmo a oportunidade de colaborar com a agenda do fórum.”
O representante do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Roberto Jaguaribe, afirmou que o fórum parlamentar é uma extensão natural do fórum Ibas, que transcende o aspecto formal. Na opinião do embaixador, a participação parlamentar vai constituir um dos elementos essenciais para a consolidação do Ibas. Segundo ele, esse exercício é fundamental para assegurar a existência do fórum no futuro.

 

Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção