Temer lança TV Câmara digital em São Paulo

Câmara, Alesp e Senado vão compartilhar transmissão na capital paulista a partir de 29 de abril. Cerca de 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo receberão em sinal aberto, gratuito, com alta qualidade a programação das emissoras legislativas.
26/04/2010 12h05
 
 
 
 
 
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer; da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Barros Munhoz, e do Senado, José Sarney, inauguram a transmissão do canal 61, com as programações simultâneas 24 horas da TV Câmara, da TV Alesp e da TV Senado na cidade de São Paulo. O evento ocorrerá na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h00.
 
Depois de um ano e meio de operação com transmissor de baixa potência, serão inaugurados transmissores que somam 15KW. Isso permitirá que TV Câmara, TV ALESP e TV Senado cheguem aos lares dos quase 20 milhões de habitantes da metrópole de São Paulo em sinal aberto, gratuito, com alta qualidade. Estas TVs cumprem o papel fundamental de levar à sociedade, em primeira mão, os trabalhos realizados pelo Poder Legislativo. A transparência das instituições está a serviço do fortalecimento da cidadania.

A parceria busca baixar os custos da operação. A Câmara dos Deputados adquiriu os transmissores e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo é a responsável pela oferta da torre onde estão instalados os transmissores, na Fundação Padre Anchieta, e pelo custeio.

Teoricamente, a multiprogramação permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. O próximo passo será a inclusão dos sinais das TVs de Câmaras Municipais, nos municípios da metrópole paulista onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis.

O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital em todo o país, uma proposta de autoria do Deputado Inocêncio de Oliveira, já aprovada na Câmara dos Deputados e agora em análise no Senado Federal.

Os valores para a aquisição dos transmissores agora inaugurados estavam orçados em R$ 8 milhões. No entanto, durante o processo licitatório, estes valores baixaram para R$ 3,3 milhões.

 

 

Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados