Temer espera que movimento da Ficha Limpa incentive iniciativas populares

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), recebeu nesta quarta-feira (12/5) representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que vieram agradecer o empenho dos deputados federais na aprovação do projeto da Ficha Limpa.
12/05/2010 13h10

Luiz Cruvinel

Temer espera que movimento da Ficha Limpa incentive iniciativas populares

 

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), recebeu nesta quarta-feira (12/5) representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que vieram agradecer o empenho dos deputados federais na aprovação do projeto da Ficha Limpa, que segue hoje para o Senado Federal.

Temer destacou que a temperança foi o principal ingrediente das discussões sobre a matéria. "Enfrentamos muitas críticas da opinião pública. Fui acusado até mesmo de ser responsável por engavetar o projeto, entretanto, todos trabalhamos intensamente, com a atenção e o cuidado necessários, para aprovar um texto que atendesse à sociedade", disse.

Segundo o presidente, a expectativa é de que a aprovação do projeto "gere uma cadeia de ficha limpa em todos os setores e, principalmente, que a população utilize mais vezes dessa força para contribuir com o parlamento". Acrescentou que a própria Constituição estimula a participação direta do povo, em seu artigo artigo 61.

A diretora do MCCE, Jovita José Rosa, agradeceu ao presidente em nome da sociedade civil. "Temos que agradecer publicamente ao presidente Michel Temer, pela serenidade com que conduziu o processo, aos deputados Índio da Costa, Miguel Martini e José Eduardo Cardozo, bem como a todos os parlamentares", disse.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, lembrou do trabalho junto às comunidades, em busca de apoio ao PL e também falou da gratidão pela rápida resposta da Câmara a essa reivindicação popular.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, defende a aprovação do projeto no Senado até 9 de junho, para que a lei possa ser aplicada nas eleições de outubro próximo. "Acreditamos que a Câmara dos Deputados sai mais fortalecida deste episódio. A aprovação do PL da Ficha Limpa aponta um parlamento preocupado com a ética na política", destacou.