Temer diz que deve ao Parlamento toda sua vida pública

O vice-presidente da República eleito se comprometeu a promover o diálogo permanente entre o Executivo e o Legislativo.
15/12/2010 18h05

Temer diz que deve ao Parlamento toda sua vida pública

J. Batista

Em seu discurso de despedida da Presidência da Câmara, cargo que ocupou por três vezes ao longo de sua carreira de 24 anos como deputado federal, Michel Temer destacou que deve ao Parlamento toda sua vida pública. “Foi desta Casa que retirei o entusiasmo para concorrer em seis eleições [a deputado federal] e para esta última, junto à presidente Dilma”, afirmou nesta quarta-feira.

Para ser diplomado vice-presidente da República, na sexta-feira, Temer tem de renunciar ao cargo de presidente da Casa, o que ocorrerá nesta quinta-feira (16).

Michel Temer lembrou o escritor português José Saramago, que costumava dizer não ser autor de seus livros, mas que seus personagens o fizeram autor. Segundo Temer, com ele ocorreu o mesmo. “Não chego aos locais por mérito próprio, mas dos personagens, meus amigos do Parlamento, que me fizeram chegar aonde cheguei.”

Executivo e legislativo
Na vice-presidência da República, Temer se comprometeu a promover o diálogo permanente entre o Executivo e o Legislativo. “Receberei sempre visitas dos colegas parlamentares, vou para o Executivo levando no coração o Legislativo e com a consciência de que lá serei um representante de todos vocês”, assegurou.

Os deputados que homenagearam, em aparte, o atual presidente da Casa também disseram que sua eleição como vice-presidente da República irá fortalecer os laços entre os poderes constituintes do Estado brasileiro. O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) sustentou que Temer será a “expressão da dimensão parlamentar na vice-presidência e irá viabilizar diálogo intenso entre Executivo e Legislativo”.

Na avaliação do deputado Maurício Rands (PT-PE), Temer, “com uma vida de muitos serviços prestados à democracia brasileira, irá garantir o fortalecimento dos canais necessários entre o Legislativo e Executivo”. O deputado ainda defende que o vice-presidente eleito vai ser “garantia do avanço das mudanças que estão sendo feitas no País”.

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que assumirá a Presidência da Casa a partir de amanhã, afirmou que Temer “é exemplo de homem público comprometido com a democracia e com as causas do povo, e à frente do Executivo estará imbuído das melhores causas”.

Construção de consensos
Já o atual líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), sublinhou a capacidade de Temer para a construção de consensos. “É uma figura especial, sempre em busca do equilíbrio, sem extremos, procurando compor acordos que atendessem a todos”. Vaccarezza também disse que todos os deputados sentem-se representados com a presença de Temer no Executivo.

O também ex-presidente da Casa deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) acredita que Temer, “traduzindo o Parlamento como fonte do poder popular, contribuirá com o Brasil, porque vai levar esse entendimento para o Executivo”.

Temer realçou que os integrantes do Poder Legislativo “são os representantes do único titular do poder que a Constituição indica, que é o povo”. Por isso, o vice-presidente eleito ressaltou a importância da Casa de leis. “Esta é a fonte inaugural e vestibular da lei. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude da lei. Nós, do Poder Legislativo, somos promotores de tudo que acontece neste País.”

Reportagem - Maria Neves/Agência Câmara
Edição - Newton Araújo/Agência Câmara