Temer discute redução de jornada com empresários varejistas

Presidente da Câmara recebe empresários do ramo varejista para discutir a redução da jornada de trabalho semanal. Setor se preocupa com perda de competitividade.
07/04/2010 16h26

Temer discute redução de jornada com empresários varejistas

Luiz Cruvinel

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), recebeu na manhã desta quarta-feira (7/3) vários empresários do setor varejista, como representantes da Riachuelo, Lojas Renner, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Pão de Açúcar e Kalunga. Na ocasião, os lojistas, vinculados ao Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), manifestaram a preocupação com a proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada de trabalho semanal das atuais 44h para 40h. "Com isso, as empresas brasileiras irão perder competitividade", afirmou o empresário Flávio Rocha, das Lojas Riachuelo.

Temer explicou aos lojistas a proposta intermediária que apresentou às centrais sindicais e à entidades patronais, de redução gradual para 42 horas semanais sem acréscimo no valor pago pela hora extra e com previsão de compensação fiscal para as empresas.

Os empresários afirmaram que a redução da jornada não deve significar aumento do número de empregos, mas sim em maior investimento por parte do setor produtivo na automação da indústria. Eles defenderam ainda medidas que combatam a informalidade, como a redução da carga tributária sobre a folha de pagamento.

O presidente da Câmara lembrou aos lojistas que os líderes partidários irão apresentar uma lista com três ou quatro propostas de emenda à Constituição para que sejam colocadas em votação ainda este semestre. Atualmente, há mais de 60 emendas prontas para a análise do plenário.