Sessão conjunta homenageia Dia da Mulher

Sete mulheres receberam diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, do Senado Federal. "Os primeiros momentos da luta pela busca da igualdade foram de muito sacrifício, mas a mulher não desistiu e não se intimidou", lembrou o presidente da Câmara.
09/03/2010 12h55

O presidente da Câmara, Michel Temer, participou na manhã desta terça-feira (09), no Plenário do Senado, de sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A cerimônia, presidida pelo senador José Sarney, presidente do Senado, teve a participação da chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff.

Em seu discurso, Michel Temer lembrou o episódio ocorrido em Nova Iorque (EUA) em 1857, que motivou a criação do Dia Internacional da Mulher, pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Cento e vinte e nove operárias de uma fábrica têxtil reivindicaram redução da carga horária diária de trabalho e, como retaliação, foram carbonizadas em um incêndio. Isso retrata que os primeiros momentos da luta da mulher pela busca da igualdade foram de muito sacrifício, mas que a mulher não desistiu e não se intimidou e, ao longo do tempo, foi buscando novos espaços", disse.

As agraciadas com o diploma são a cantora e compositora Leci Brandão; a psiquiatra Maria Augusta Tibiriçá Miranda; a prefeita de Salgueiro (PE), Cleuza Pereira do Nascimento; a advogada e professora Andréa Maciel Pachá; a engenheira Clara Perelberg Steinberg; a ex-secretária Municipal da Criança de Curitiba Fani Lerner (in memoriam) e a criadora a Fundação de Promoção Social de Mato Grosso, Maria Lygia de Borges Garcia.