PT e PMDB continuarão rodízio na Presidência da Câmara

O presidente da Casa, Michel Temer, afirmou que os partidos assinarão um documento para dividir o comando da Câmara nos próximos quatro anos, cabendo um biênio a cada um. Ressaltou, no entanto, que a definição de quem ocupará o primeiro biênio ficará para janeiro
03/11/2010 14h30

PT e PMDB continuarão rodízio na Presidência da Câmara

Divulgação/Agência Brasil

O presidente da Câmara e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, confirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (03/11), que seu partido, o PMDB, entrou em acordo com o PT para manter na próxima legislatura o rodízio entre as duas legendas no comando da Casa. Temer, que também é presidente do PMDB, conversou sobre o assunto com o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

"Nós vamos firmar um documento pelo qual haverá um rodízio. O primeiro biênio de um partido, o segundo biênio de outro partido. Quem ocupará o primeiro ou segundo biênio, isso é coisa que vamos deixar lá para janeiro", disse Temer.

O PT elegeu, nessas eleições, 88 deputados, alcançando a maior bancada da Câmara. O PMDB vem em segundo, com 79 deputados eleitos. Em geral, os deputados adotam o critério da proporcionalidade partidária para definir o partido que irá presidir a Casa, ou seja, a legenda com mais deputados eleitos costuma assumir a presidência da Câmara.

Na entrevista, Temer disse ainda, que, a partir desta quarta-feira, os trabalhos na Câmara serão retomados. No Plenário, há onze medidas provisórias trancando a pauta. Uma delas perde a validade hoje. É a MP 491, que facilita a instalação de cinemas no País.

Reportagem - Ana Raquel Macedo / Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein