Proposta de Criação do Estado do Carajás será levada aos líderes

Grupo de deputados e prefeitos do Pará pediram ao presidente Michel Temer votação do PDC 2300/2009, que prevê realização de plebiscitos sobre a criação do novo Estado.
08/12/2009 18h38

Um grupo de prefeitos de municípios do Pará e deputados federais reuniram-se nesta terça-feira (8) com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, para pedir agilidade na votação do Projeto de Decreto Legislativo 2300/2009, que dispõe sobre a realização de plebiscitos para a criação do Estado do Carajás. A área está situada no sul/sudeste do Pará, abrangendo 39 municípios que totalizam 296 mil quilômetros quadrados e uma população de 1,3 milhão de habitantes. Nessa área estão a represa de Tucuruí e a Serra dos Carajás.

 

O presidente disse que levará a proposta ao Colégio de Líderes, para que seja votada ainda este ano. Nesse caso, o PDC deve ter o requerimento de urgência aprovado em plenário. Temer destacou, entretanto, que a Câmara discute neste momento os projetos relativos ao marco regulatório do pré-sal. "Há um compromisso da Casa em aprovar esses projetos antes do encerramento do ano legislativo. Mas deverei me empenhar para que o novo estado seja realidade", declarou.

 

Os deputados Bel Mesquita (PMDB/PA), Jáder Barbalho ( PMDB/PA), Zequinha Marinho (PSC/PA) e Giovanni Queiroz (PDT/PA) estiveram na reunião. O Projeto de Decreto Legislativo 2300/2009 foi proposto pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB/TO).