Presidente homenageia pioneiros de Brasília

Michel Temer participou, nesta terça-feira (20/4) de uma série de atividades realizadas pela Câmara em comemoração ao cinquentenário da transferência do Poder Legislativo para Brasília, em 21 de abril. Além de sessão solene, a programação incluiu o plantio de baobás do Cerrado e chichás no Bosque dos Constituintes e o lançamento d o protótipo da única calçada projetada pelo arquiteto Athos Bulcão. O presidente também descerrou a placa Fórum de Palmeiras Imperiais em homenagem a Lúcio Costa e Le Corbusier e, ainda, esteve na premiação do concurso de desenhos do Plenarinho.
20/04/2010 13h10

Luiz Cruvinel

Presidente homenageia pioneiros de Brasília

Temer descerra placa comemorativa dos 50 anos da transferência da Câmara dos Deputados para Brasília

"Todos os pioneiros que tiveram essa visão histórica para a construção de Brasília merecem esta homenagem", destacou o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, em discurso na sessão solene realizada nesta terça-feira (20/4) em homenagem aos 50 anos da transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília.

Michel Temer chamou o aniversário de "bodas de Ouro" e lembrou que as homenagens são, ainda, para o presidente Jucelino Kubitschek, "o arquiteto político da transferência da Capital", Oscar Niemeyer, que "concebeu arquitetonicamente, ao lado de Lúcio Costa e de tantos outros, a nossa Capital", e ao deputado Neiva Moreira. "Foi ele quem registrou que Brasília só se instalaria definitiva e fisicamente quando se instalasse a democracia no País, portanto, quando se instalasse o Congresso Nacional. De modo que essas 3 figuras merecem um aplauso do nosso plenário", ressaltou.

Autoridades civis e militares participaram da sessão solene. O presidente elogiou, também, a estudante da Escola Classe 410 Sul, de Brasília, Júlia de Salvo, que compôs o Cântico de Brasília. A menina, que tem deficiência visual, cantou a música acompanhada da banda da Polícia do Exército. "Mais do que dizer verdades, quero falar de uma certeza que tenho: a certeza de quão importante foi para o nosso País a transferência da Capital para o centro do País", disse.

Segundo o presidente da Câmara, muitos pensam que o Distrito Federal só existe para ser sede das decisões da União. "É aqui que se tomam as grandes decisões nacionais, é aqui que se realizam os grandes debates".

 

Bosque dos Constituintes

 

No início da manhã, Temer participou de diversas atividades em homenagem ao cinquentenário da capital federal. Após plantar uma muda de Baobá no Bosque dos Constituintes e inaugurar o protótipo da Calçada Athos Bulcão, o presidente se comprometeu a levar à Mesa Diretora da Câmara a proposta de construção, até 2013, da calçada completa de 700 metros de extensão e três metros de largura. "Hoje é um Bosque, mas quem sabe se, com a calçada e bancos, aqui não se torne uma praça. E como disse Castro Alves, a praça é do povo, como o céu é do condor", disse Temer.

Em seguida, o presidente da Câmara, em companhia do vice-presidente do Senado da França, Roland du Luart, descerrou a placa do Fórum de Palmeiras Imperiais, que reúne 60 árvores ao lado do anexo I da Câmara. As árvores, plantadas sob determinação do urbanista Lúcio Costa e por sugestão do arquiteto francês Le Corbusier, representam o primeiro traço de preocupação com o projeto paisagístico de Brasília.

 

Plenarinho

 

Temer participou também da entrega do prêmio para as crianças vencedoras do concurso "Meu Congresso é assim", do site Plenarinho. O concurso contou com mais de 1400 crianças participantes. Os vencedores do concurso receberam uma câmera digital e tiveram suas despesas pagas para virem a Brasília participar das comemorações dos 50 anos de transferência do Congresso Nacional para a cidade. Em seu discurso, o presidente disse o que espera para o futuro dessas crianças: " Meu desejo é que, talvez um dia, quando já adultos, vocês possam trazer para o Congresso Nacional esse mesmo entusiasmo."