Presidente em exercício participa de lançamento de livro sobre Sepé Tiaraju

19/05/2010 11h05

Luiz Cruvinel

Presidente em exercício participa de lançamento de livro sobre Sepé Tiaraju

O presidente da Câmara em exercício, deputado Marco Maia (PT/RS), participou, na manhã desta quarta-feira (19/5), do lançamento do livro "Sepé Tiaraju: herói guarani, missioneiro, rio-grandense e, agora, herói brasileiro", organizado pela Primeira-Vice-Presidência e publicado pela Edições Câmara. Estudantes de escola pública do Distrito Federal e, ainda, cadetes e oficiais da Marinha também participaram da solenidade.

“Estamos resgatando parte da história do Brasil e, ao mesmo tempo, homenageando os milhares de heróis anônimos que lutam para construir um país melhor, como fez Sepé Tiaraju”, disse Marco Maia. Acrescentou que o Brasil ainda poderá ter muitos outros heróis inseridos no Livro dos Heróis da Pátria.

Em setembro do ano passado, o vice-presidente da República, José Alencar, sancionou a Lei 12.032, que inscreveu o nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto que originou a lei foi apresentada pelo próprio Marco Maia (PT-RS). “É uma coincidência que eu esteja aqui neste lançamento na qualidade de presidente da Casa”, observou. O parlamentar lembrou que Sepé Tiaraju foi um herói ao liderar a resistência dos índios guaranis contra a implementação do Tratado de Madri, em 1750.

O nome de Sepé Tiaraju é a 11ª inscrição no Livro dos Heróis Nacionais. “Mais do que defender a terra, há mais de 250 anos, o índio lutou por uma ideologia”, ressaltou o presidente.