Presidente do Líbano pede apoio do Brasil na condução do processo de paz no Oriente Médio

O Presidente da Câmara, Michel Temer, recebeu nesta quinta-feira (22/4), o presidente do Líbano, general Michel Sleiman, que está em visita oficial ao Brasil por cinco dias.
22/04/2010 19h05

J.Batista

Presidente do Líbano pede apoio do Brasil na condução do processo de paz no Oriente Médio

Em visita oficial à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (22/4), o presidente do Líbano, general Michel Sleiman, disse considerar fundamental o papel do Brasil no processo de paz do Oriente Médio. Michel Sleiman, que chegou ontem ao país para uma missão de cinco dias, foi recebido pelo presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB/SP), pelo presidente do grupo parlamentar de amizade Brasil-Líbano deputado Renato Amary (PSDB/SP) e diversos parlamentares.

Michel Temer destacou sua origem libanesa e afirmou que a relação de fraternidade sempre predominou entre o Brasil e o Líbano. "Devem existir mais descendentes de libaneses no Brasil do que habitantes no próprio Líbano", observou. "Esta visita pode fortalecer ainda mais este laço e não só incrementar as relações afetivas, mas também as comerciais e políticas", acrescentou.

Depois de ressaltar "o orgulho" de ver Temer, enquanto descendente de libaneses, presidir a Câmara dos Deputados, o presidente do Líbano relatou que, em encontro com o presidente Lula, discutiu formas de melhorar as relações entre os dois países.

Sleiman disse, ainda, que, devido ao papel de liderança do Brasil no cenário mundial, sua posição ativa no Mercosul e no grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o país pode auxiliar na resolução de problemas humanitários e no processo de paz do Oriente Médio.

Temer falou da preocupação do presidente Lula com a questão e o trabalho de aproximação com os países árabes. "Lula tem trabalhado pela paz, especialmente entre Israel e Palestina", afirmou o presidente da Câmara.