Presidente da Assembleia Nacional da Coreia visita Câmara

O presidente da Câmara recebeu o presidente da Assembleia Nacional da Coreia, Kim Hyong, com uma comitiva de quatro parlamentares e 14 funcionários do governo. A última visita oficial de parlamentares coreanos ao Congresso Nacional brasileiro ocorreu há 25 anos.
11/05/2010 12h00

Rodolfo Stucker

Presidente da Assembleia Nacional da Coreia visita Câmara

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), recebeu nesta terça-feira (11/5) o presidente da Assembleia Nacional da Coreia, Kim Hyong, com uma comitiva de quatro parlamentares e 14 funcionários do governo. "Nós, parlamentares brasileiros, acreditamos muito nos bons resultados da diplomacia parlamentar, não só no que se refere ao fortalecimento dos laços entre os legislativos, mas também na grande significação das relações comerciais bilaterais", disse Michel Temer.

Kim Hyong relatou ter participado, na noite de ontem, de jantar com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e com o presidente da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, deputados e integrantes do governo. "Fomos tão bem recepcionados que não parecia ser a minha primeira visita ao Brasil", observou, ao acrescentar que faz 25 anos que parlamentares coreanos não vêm ao país. "É, portanto, uma visita histórica", destacou.

Sobre o interesse coreano de participar da licitação para venda do trem-bala fabricado na Coreia para o trajeto Rio-São Paulo-Campinas, o deputado Cláudio Cajado (DEM/BA) disse que há boas expectativas de consolidar parcerias no setor de transportes com aquele país. Cajado, que é presidente do Grupo de Amizade Brasil-Coreia da Câmara dos Deputados e participou da recepção à comitiva, ressaltou que o grupo foi ativado com 23 parlamentares "Hoje temos 71 deputados na composição, o que demonstra grande interesse e respeito pelo povo coreano".