Pré-sal pode retornar à pauta do plenário já na próxima semana

Presidente da Câmara afirmou que projeto de distribuição dos royalties do pré-sal pode retornar ao plenário da Câmara já na próxima semana, mesmo com os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. "Os trabalhos da Casa não serão paralisados", declarou Michel Temer (PMDB/SP).
10/06/2010 13h50

Ao chegar ao Congresso nesta quinta-feira (10/6), o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), afirmou que o plenário pode analisar, já na próxima semana, as mudanças feitas pelo Senado ao projeto de lei que muda as regras da distribuição dos royalties do petróleo da chamada camada do pré-sal. Nesta madrugada, os senadores aprovaram uma emenda que redistribui os royalties, inclusive fora do pré-sal, de acordo com os critérios do fundo de participação dos municípios.

"Quando os quatro projetos do pré-sal chegaram aqui no ano passado, havia o pedido de urgência. Nós negociamos a retirada da urgência, mas demos celeridade à tramitação desses projetos. A mesma atenção devemos dar agora às alterações feitas", afirmou Temer. O presidente declarou ainda que os jogos da Copa do Mundo não vão paralisar os trabalhos da Câmara. Na próxima terça-feira (15/6), data da primeira partida do Brasil no mundial, será convocada sessão extraordinária para depois das 18h.

Temer disse também que a discussão sobre a divisão dos recursos provenientes da exploração do petróleo não deve se esgotar no Parlamento :"ainda deve haver muita discussão, inclusive judicial".