Plenário inicia discussão do PL da Ficha Limpa

Votação está prevista para primeira semana de maio.
07/04/2010 16h30

Plenário inicia discussão do PL da Ficha Limpa

Luiz Cruvinel

O plenário da Câmara começa a discutir nesta quarta-feira (7/4) o projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros), que deve ser votado na primeira semana de maio. Os líderes partidários decidiram, em reunião na manhã de hoje, enviar as propostas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que terá um prazo de até 29 de abril para concluir relatório e apresentar parecer.

O presidente da Câmara, Michel Temer, assegurou que fará um trabalho de convencimento junto aos integrantes da comissão, de modo a agilizar a análise e conclusão do texto final. "Irei pessoalmente à CCJ para fazer um apelo e demonstrar a necessidade de aprovação do projeto até, no máximo, primeira semana de maio".

O projeto tem o objetivo de impedir candidaturas de pessoas condenadas pela justiça. A proposta original foi apresentada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com mais de 1,6 milhões de assinaturas e aperfeiçoada por uma comissão informal criada pelo presidente Temer para formatar o PL e incorporar sugestões de todos os partidos.