Parlamentares vietnamitas reúnem-se com Temer

O vice-presidente da Assembléia Nacional da República Socialista do Vietnã, Huynh Ngoc Son, disse que o Vietnã apoia a pretensão do Brasil a uma vaga de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e, ainda, que busca o apoio do Brasil para o reconhecimento do seu país como uma economia de mercado.
15/12/2009 11h30

Parlamentares vietnamitas reúnem-se com Temer

Luiz Cruvinel

O presidente da Câmara, Michel Temer, recebeu nesta terça-feira (15) a visita do vice-presidente da Assembléia Nacional da República Socialista do Vietnã, Huynh Ngoc Son, acompanhado por uma comitiva de parlamentares. O parlamentar vietnamita disse que o Vietnã apoia a pretensão do Brasil a uma vaga de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e, ainda, que busca o apoio do Brasil para o reconhecimento do seu país como uma economia de mercado. "A ajuda do Brasil é importantíssima. Apesar de termos um comércio bilateral pouco expressivo, há um grande potencial de ampliação", disse Huynh Ngoc Son. Segundo ele, Chile, Venezuela, Peru e Nicarágua já reconhecem o Vietnã como pólo comercial.

 

"Visitas como esta são importantes para solidificar as relações diplomáticas entre os parlamentos", ressaltou Temer, ao dar as boas vindas aos visitantes. O presidente da Câmara explicou que o sistema do parlamento brasileiro é bicameral e a duração dos mandatos dos deputados e senadores é de quatro anos.

 

Já no Vietnã, informou o vice-presidente da Assembléia Nacional, o sistema é unicameral. "Os deputados se reúnem durante um mês inteiro, duas vezes por ano. Fora desse período, existem comissões representativas que atuam no parlamento", disse.

Os deputados Colbert Martins (PMDB/ES)e Alice Portugal (PcdoB/BA) participaram da audiência.