Para Temer, imprensa livre é um dos suportes da democracia

Presidente da Câmara dos Deputados participa da abertura da V Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa e afirma que não é necessário incluir o direito à imprensa livre nas propostas de candidatos à Presidência da República. "Isso está assegurado na Constituição", afirmou Temer.
04/05/2010 11h19

O presidente da Câmara, Michel Temer, abriu há pouco a 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, evento comemorativo do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio).

Temer disse que os dois suportes para a democracia são o Poder Legislativo soberano e a imprensa livre. “Apesar de isso ser uma obviedade, é preciso sempre repeti-la para que não esqueçamos o quanto essa liberdade custou para a história dos povos”, afirmou.

O presidente da Câmara lembrou também que o Brasil teve períodos de regime político democráticos e autoritários e que, a cada época de autoritarismo, o Congresso era fechado e a imprensa, censurada. Mas, para Temer, “hoje já foi rompido esse ciclo histórico que determinava uma mudança no regime político a cada 20 anos”.

Antes de entrar no evento, jornalistas perguntaram a Temer se os candidatos à Presidência da República deveriam fazer um compromisso com a liberdade de imprensa. Segundo ele, o compromisso não é necessário, porque esse já é um princípio garantido pela Constituição Federal.

A conferência prossegue no auditório da TV Câmara.

Reportagem – Noéli Nobre / Agência Câmara
Edição – Carolina Pompeu / Agência Câmara