OAB e CNBB reafirmam defesa da Ficha Limpa

Presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), recebe entidades que defendem aprovação do projeto e explica a necessidade de mais tempo para a votação.
07/04/2010 19h05

 

 

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), explicou ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, e ao secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a impossibilidade do plenário da Câmara votar nesta quarta-feira (07/04) o projeto de lei complementar 518/09, que cria a Ficha Limpa. Cavalcante qualificou Temer como "verdadeiro padrinho e parceiro" do projeto, que impede as candidaturas de pessoas condenadas judicialmente por improbidade, infrações eleitorais e outros crimes.

Durante a reunião, Temer esclareceu que não houve o número necessário de assinaturas de líderes para que pudesse ser votada a urgência do projeto. Dessa maneira, a única possibilidade regimental, havendo a apresentação de emendas ao texto no plenário, é o encaminhamento do projeto à Comissão de Constituição e Justiça, para a emissão de parecer.

"Eu vou pessoalmente à CCJ pedir rapidez na análise dessas emendas. E conseguimos o compromisso dos líderes para, caso a CCJ não conclua essa análise até o dia 29 de abril, iremos aprovar a urgência para trazer o projeto de volta ao plenário para votá-lo na primeira semana de maio", disse Temer.