Mostra na Câmara destaca evolução política de Joaquim Nabuco
A Câmara inaugurou nesta terça-feira (19) a exposição “Joaquim Nabuco: o valor da palavra empenhada”, em homenagem ao centenário de morte do ex-deputado, diplomata, escritor e monarquista. O objetivo do evento, segundo a curadora, Clara Monteiro, é destacar a evolução intelectual e política de Nabuco, a partir de registros em seu diário pessoal, nos anais da Câmara dos Deputados (foi deputado por Pernambuco) e em documentos de família.
Entre os cerca de 160 itens expostos, estão a caneta com a qual a princesa Isabel assinou a Lei Áurea – Nabuco lutou fortemente contra a escravidão –, uma réplica da coroa usada por D. João 6º, um exemplar da constituição inglesa com anotações feitas por Nabuco e uma edição do livro “Dom Casmurro” autografada por Machado de Assis, além de objetos pessoais.
Curiosidades
Os itens expostos são de propriedade do acervo de família e de outras 21 instituições, como a Fundação Joaquim Nabuco, o Museu Imperial e a Fundação Gilberto Freyre. Há no grupo objetos classificados como “pitorescos” pela curadora que demonstram a popularidade de Nabuco, como réplicas de anúncios de cigarro e cerveja com sua foto estampada.
“Muitas pessoas associam o Nabuco apenas aos temas da escravidão e da monarquia, mas os discursos feitos na Câmara demonstram a universalidade do seu conhecimento. Ele falava com propriedade de diversos assuntos, como orçamento público, meio ambiente, circulação da moeda, universalização da educação e contingentes do Exército e da Marinha”, destacou Clara Monteiro.
Legado
Segundo o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), “a exposição demonstra que a Casa está cumprindo o seu papel de trazer para o Congresso um pouco da nossa história, valorizando os nossos heróis.” Maia ressaltou que Joaquim Nabuco foi “um parlamentar excelente, muito humano e um dos melhores da história.”
“Um dos legados de Nabuco foi a luta constante pelo fortalecimento da democracia e da definição do Parlamento como espaço dessa democracia”, concluiu o 1º vice-presidente.
A homenagem é uma parceria entre a Câmara e a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e faz parte da comemoração do Ano Joaquim Nabuco, comemorado em 2010 por determinação da Lei 11.946/09. A permissão para visitas à exposição começa nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 14 de novembro. Os representantes de escolas interessadas em agendar visitas monitoradas devem ligar para o número 3033-2929.