Ministro do Esporte pede agilidade criação da Autoridade Pública Olímpica

A Autoridade Pública Olímpica está prevista na Medida Provisória 489/2010, que prevê a criação de consórcio para coordenar ações de planejamento e entrega de obras para os Jogos Olímpicos de 2016.
26/05/2010 11h45

Luiz Cruvinel

Ministro do Esporte pede agilidade criação da Autoridade Pública Olímpica

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), recebeu nesta quarta-feira (26/5) o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que solicitou agilidade na tramitação da Medida Provisória 489/2010, que estabelece a Autoridade Pública Olímpica. A MP chegou à Câmara no dia 12 de maio passado e prevê a criação de um consórcio, constituído pelos governo federal, estadual e municipal. O consórcio deverá coordenar ações de planejamento e entrega de obras para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Michel Temer anunciou que o relator da MP será o deputado Edmilson Valentim (PCdoB/RJ). O presidente disse que qualquer medida de apoio à realização dos jogos olímpicos é "importantíssimo" e lembrou, ainda, quando esteve em Copenhagen, no ano passado, e acompanhou o processo de escolha da cidade-sede das Olimpíadas. "Foi um momento de muita emoção", destacou.

Orlando Silva acrescentou que a presença do presidente Michel Temer, ao entregar o Ato Olímpico ao Comitê Olímpico Internacional (COI), foi fundamental. "O presidente Michel Temer demonstrou o compromisso do Brasil com a realização dos jogos. Por meio da entrega do documento, aprovado no Congresso Nacional, o Comitê não teve dúvidas do interesse do Brasil por sediar a competição", afirmou.