Presidente Marco Maia entrega Medalha do Mérito Legislativo à Fundação Cousteau

A comenda é oferecida pela Câmara dos Deputados anualmente e homenageia personalidades pelos relevantes serviços prestados ao Poder Legislativo e ao Brasil.
16/06/2010 16h45

Presidente Marco Maia entrega Medalha do Mérito Legislativo à Fundação Cousteau

J. Batista

 

O presidente interino da Câmara, deputado Marco Maia, homenageou hoje com a Medalha do Mérito Legislativo a viúva do oceanógrafo Jacques-Ives Cousteau, Francine Cousteau, que preside a fundação ambiental que leva o nome de seu marido desde a morte do oceanógrafo em 1997.

Normalmente, esse tipo de cerimônia só acontece ao final do ano, mas a Câmara aproveitou a visita de Francine ao Brasil para fazer a homenagem ao trabalho da Fundação Cousteau, principalmente de caráter educativo, em relação à importância da água na vida das pessoas.

“Nos sentimos honrados em compartilhar dessa homenagem para que os que fazem a Fundação Cousteau possam sentir o reconhecimento do Parlamento brasileiro pelo seu trabalho”, disse Marco Maia. “A figura de Cousteau sempre foi emblemática na proteção e defesa do meio ambiente.”

Projetos ambientais

O deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) disse que essa medalha representa o reconhecimento do trabalho de Cousteau pelo mundo. “Não se pode esquecer a expedição pela Amazônia, nos anos 70, que projetou a região internacionalmente e que ajudou os brasileiros a conhecer melhor o nosso País.”

O deputado destacou que, depois da morte do comandante, a fundação passou a ser presidida pela sua mulher, que vem empreendendo uma série de projetos. “Nesta visita ao Brasil, Francine anunciou a implantação de uma cátedra de Ecotecnia junto ao projeto Hidroex, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a partir do qual vai discutir vários projetos ambientais, principalmente sobre recursos hídricos e biodiversidade."