Marco Maia discute combate à desertificação

Presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marco Maia reuniu-se com o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação, Luc Gnacadja.
19/05/2010 17h04

Luiz Cruvinel

Marco Maia discute combate à desertificação

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), reuniu-se nesta quarta-feira (19/5) com o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação, Luc Gnacadja.

Segundo o secretário-executivo da convenção, "é preciso fazer com o mundo entenda que o semi-árido não é um problema, mas uma solução em potencial". Para ele, o uso sustentável das áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas impediria a perda de produtividade dos solos.

Marco Maia destacou que "o Parlamento brasileiro mantém uma preocupação permanente com as questões ambientais e tem sido parceiro do Ministério do Meio Ambiente na construção de um marco legal de proteção ambiental". Lembrou, ainda, que o Brasil "vive situações peculiares, com fenômenos que antes não aconteciam, como os períodos de seca no sul do país". Para ele, deve haver debates sobre problemas relativos à desertificação, mudança climática e biodiversidade, de modo a encontrar soluções sustentáveis.