Líderes decidem suspender votações do Plenário até segundo turno

Comissões retomam trabalhos e plenário realiza sessões de debates durante o período eleitoral.
05/10/2010 16h55

Em reunião realizada há pouco, os líderes partidiários decidiram suspender as votações do Plenário até a realização do segundo turno das eleições, em 31 de outubro. O Plenário continuará a realizar sessões de debates e as votações serão retomadas nas comissões.

O primeiro-vice-presidente da Câmara, Marco Maia, explicou que a maioria dos deputados estará envolvida na campanha para presidente e governadores do estados em que haverá segundo turno. "A eleição é o mais importante fato político deste mês e os deputados estarão presentes no debate programático que será realizado em seus estados", comentou Marco Maia.

O vice-presidente ainda explicou que várias matérias dependem da definição de quem será o futuro presidente. Como exemplo, ele citou a regulamentação da exploração do pré-sal, um tema que divide governo e oposição.

Ele observou que os líderes encontram dificuldade em obter acordo para votação de outras matérias. "Não temos nenhum tema relevante ou urgente na pauta, que pudesse fazer uma diferença para o País. O que vai fazer a diferença é a eleição, que define quem será o novo presidente ou presidenta."