Ex-primeiro-ministro do Japão reúne-se com Michel Temer

Ex-primeiro-ministro Taro Aso disse que o Japão quer dar continuidade nos projetos de cooperação com o Brasil. Michel Temer informou que irá pedir agilidade na tramitação de projetos de acordo entre o Brasil e o Japão.
05/05/2010 12h00

Luiz Cruvinel

Ex-primeiro-ministro do Japão reúne-se com Michel Temer

Em visita oficial ao Brasil, o ex-primeiro-ministro, Taro Aso, deputado e presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil, encontrou-se nesta quarta-feira (5/5) com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), quando agradeceu o apoio das autoridades brasileiras no processo de adoção do padrão nipo-brasileiro de TV digital.

O padrão japonês foi adotado pelo Brasil em 2006. Em dezembro de 2007 a transmissão de TV digital foi iniciada na cidade de São Paulo e, até agora, seis países da América Latina já optaram pelo padrão japonês com inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil. "Dando continuidade a essa parceria, gostaríamos de obter apoio para outros projetos de cooperação, especialmente na área de produção de alimentos", informou Taro Aso.

O presidente Michel Temer destacou a importância do "núcleo de japoneses e descendentes de japoneses muito atuante no país" e do intercâmbio de tecnologias entre o Brasil e o Japão. Temer lembrou que, em 2008, uma delegação de deputados visitou o Japão, revelando o interesse de reforçar os laços de amizade com o país. "Para homenagear esta visita, pedirei agilidade na votação dos dois acordos bilaterais que tramitam nas comissões", acrescentou Michel Temer.

Participaram do encontro os deputados William Woo (PSDB/SP), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Japão, Walter Ihoshi (DEM/SP), Cássio Taniguchi (DEM/PR), Arlindo Chinaglia (PT/SP), Júlio Delgado (PSB/MG) e Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB).