Deputados italianos reúnem-se com Temer

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), reuniu-se nesta terça-feira (11/5) com o vice-presidente da Câmara dos Deputados italiana, Maurizio Lupi e cinco parlamentares daquele país.
11/05/2010 14h55

Luiz Cruvinel

Deputados italianos reúnem-se com Temer

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), reuniu-se nesta terça-feira (11/5) com o vice-presidente da Câmara dos Deputados italiana, Maurizio Lupi e cinco parlamentares daquele país.

 

Lupi lembrou que, em sua visita anterior, houve intensas discussões sobre asilo político para o ex-ativista Cesare Battisti. Integrante de um grupo de esquerda na década de 70, Battisti foi condenado a prisão perpétua na Itália. "Apesar desse episódio, o Brasil e a Itália continuam muito unidos", observou.

Michel Temer ressaltou que considera a aproximação dos parlamentos fundamental para o fortalecimento da relações diplomáticas. "O poder Executivo, por meio do presidente Lula, mantém essa proximidade com a Itália. As Câmaras brasileira e italiana, que representam a vontade popular, com este ato solidifica ainda mais essa relação bilateral", disse Michel Temer.

O presidente da Câmara lembrou que existe grande número de deputados de origem italiana na Câmara, mais de 90 integrantes segundo ele. Disse, ainda, que o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Itália, presidido pelo Deputado Ricardo Barros (PP/PR), é um dos maiores da Casa, e muito ativo.

Em 18 de janeiro de 2002, foi firmado Protocolo de Cooperação entre as duas Casas, o qual prevê a criação de uma Comissão Parlamentar de colaboração entre a Câmara dos Deputados brasileira e a italiana, co-presidida por representantes designados pelos Presidentes de cada Casa . O intercâmbio deverá ser anual – um ano no Brasil e outro na Itália.