Congresso Nacional homenageia ministros

Os ministros Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e Francisco César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça receberam a Comenda da Ordem do Congresso Nacional, no grau de Grã-Cruz.
01/12/2010 14h20

Ag. Senado

Congresso Nacional homenageia ministros

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer, participou, juntamente com o presidente do Senado, José Sarney, nesta quarta-feira (1/12) da cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Congresso Nacional, no grau de Grã-Cruz, aos ministros Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e Francisco César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça. "Há motivos de sobra para concessão desta honraria. Eu, que sempre militei na área jurídica, fui discípulo de ambos e aprendi muito com seus livros", disse Temer.

Para o presidente da Câmara, o Brasil vive um momento ímpar, de grande interação entre os poderes do Estado. "Existe uma coincidência entre a Constituição Federal formal e a realidade. Há uma aproximação das instituições com a sociedade", disse Temer. Ele ressaltou ainda que, "apesar da obviedade, a titularidade do poder está no povo". O presidente do Senado, José Sarney, também destacou a harmonia entre os Poderes e disse que a Comenda da Ordem do Congresso Nacional é o "reconhecimento do Poder Legislativo ao alto mérito dos agraciados".

Ao agradecer pela homenagem, o ministro Asfor Rocha disse que a "comenda é uma generosidade do Congresso Nacional". Ao finalizar o pronunciamento, Asfor Rocha citou o poeta Castro Alves: "das almas grandes , a nobreza é esta". Já o ministro Gilmar Mendes afirmou que a cooperação entre o Executivo, o Legislativo e Judiciário contribui para o período de estabilidade política do país. "Completamos 22 anos de normalidade constitucional, maior período desde a proclamação da República", disse, após agradecer a homenagem.

Comenda

A comenda da Ordem do Congresso Nacional foi criada em 1972 para homenagear pessoas e instituições nacionais ou estrangeiras que se tenham tornado dignas do especial reconhecimento do Poder Legislativo do Brasil.