Temer elogia harmonia entre Poderes na abertura dos trabalhos legislativos

Presidente Michel Temer elogia harmonia entre os Três Poderes ao participar da primeira sessão do Congresso em 2010. Na mensagem presidencial, entregue pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e lida pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que o governo e o Legislativo responderam com rapidez à crise internacional que marcou o último ano.
02/02/2010 15h05

Temer elogia harmonia entre Poderes na abertura dos trabalhos legislativos

J. Batista

 

Ao participar na manhã desta terça-feira (02/02) da primeira sessão do Congresso Nacional em 2010, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), destacou que o atual momento é especial para a história política do Brasil com a consolidação do regime democrático. "Estamos implantando em definitivo a democracia no País, fugindo daquele ciclo histórico em que o Brasil passa por 20 ou 30 anos de autoritarismo e 20 ou 30 anos de democracia", afirmou.

Para Temer, as crítica feitas aos Três Poderes pela imprensa livre e pela população na internet são uma expressão do amadurecimento do sistema democrático: "Vivemos em um momento extraordinário da vida política nacional, e as críticas aumentaram”, disse Temer. “Mas é importante que haja críticas para corrigir os Poderes."

O presidente da Câmara também homenageou o vice-presidente José Alencar, que foi aplaudido pelo Plenário, em solidariedade a sua luta contra o câncer. Alencar agradeceu e disse que tem saudade do trabalho no Legislativo, onde ocupou uma vaga do Senado até 2003, quando saiu para exercer o cargo de vice-presidente. "Os jornais dão muitas notícias, mas é bom poder falar diretamente, e tudo indica que Deus não quer me levar agora", disse.