Temer elogia harmonia entre Poderes na abertura dos trabalhos legislativos
Ao participar na manhã desta terça-feira (02/02) da primeira sessão do Congresso Nacional em 2010, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), destacou que o atual momento é especial para a história política do Brasil com a consolidação do regime democrático. "Estamos implantando em definitivo a democracia no País, fugindo daquele ciclo histórico em que o Brasil passa por 20 ou 30 anos de autoritarismo e 20 ou 30 anos de democracia", afirmou.
Para Temer, as crítica feitas aos Três Poderes pela imprensa livre e pela população na internet são uma expressão do amadurecimento do sistema democrático: "Vivemos em um momento extraordinário da vida política nacional, e as críticas aumentaram”, disse Temer. “Mas é importante que haja críticas para corrigir os Poderes."
O presidente da Câmara também homenageou o vice-presidente José Alencar, que foi aplaudido pelo Plenário, em solidariedade a sua luta contra o câncer. Alencar agradeceu e disse que tem saudade do trabalho no Legislativo, onde ocupou uma vaga do Senado até 2003, quando saiu para exercer o cargo de vice-presidente. "Os jornais dão muitas notícias, mas é bom poder falar diretamente, e tudo indica que Deus não quer me levar agora", disse.