Câmara Mirim: crianças são deputados por um dia

Após a execução do Hino Nacional, Michel Temer passou a coordenação dos trabalhos para o menino Lucas Bamidele Tinoco Kalejayie, de apenas 12 anos. Mais de 400 estudantes de todo o País participaram da sessão.
22/10/2009 15h25

Animados e, principalmente, curiosos. Dessa forma foram tomando seus lugares, ordenadamente, cerca de 400 crianças e adolescentes de todas as regiões do País que participaram nesta quinta-feira (22) da sessão Câmara Mirim 2009, no plenário da Câmara dos Deputados. Ao dar as boas-vindas aos pequenos parlamentares, o presidente da Casa, Michel Temer, descontraiu a platéia, que ficou em silêncio quando ele assumiu a cadeira: "Quem dera encontrar todos os deputados sentados dessa forma na abertura de uma sessão."

Daí em diante, deputados e deputadas de primeira viagem ouviram uma aula de cidadania. "Ao abrir a Constituição Federal, no primeiro parágrafo vocês vão conferir que o poder é do povo. Não é do presidente, nem do governador, nem dos deputados. Está claro quem manda no País", destacou Temer.

O presidente esclareceu ainda que, para o povo exercer seu poder plenamente, criam-se órgãos e elegem-se representantes. "Mas a regra fundamental é que o poder pertence ao povo e isso é a democracia". Ao encerrar as palavras de abertura, Temer descontraiu a platéia mais uma vez: "Desejo que o presidente de hoje, Lucas Bamidele, de Brasília, exerça uma presidência melhor que a minha."

Deputado Lucas Bamidele assume a Presidência da Câmara

Após a execução do Hino Nacional, Michel Temer passou a coordenação dos trabalhos para o menino Lucas Bamidele Tinoco Kalejayie. Com apenas 12 anos, Lucas, aluno da sexta série do Ennsino Fundamental de um colégio de Brasília, teve a oportunidade de comandar um plenário com cerca de 400 parlamentares mirins.

"É muito legal poder exercer, mesmo por um dia, um papel tão importante, exercer a cidadania", sintetizou. Para ele, o Câmara Mirim incentiva as crianças e adolescentes a se informar mais sobre o Parlamento. "Vou procurar acompahar mais as atividades dos deputados de agora em diante", contou.

Os deputados mirins discutiram e aprovaram três projetos de lei: de autoria de João Pedro de Souza Mello, de Brasília, que trata do fumo perto de crianças; de Richard Santos Oliveira, de São José dos Campos (SP), sobre o reaproveitamento da água da chuva; e de Carlos Marcus da Silva, de Iracema (CE), que reformula os conselhos tutelares.

Os projetos dos três estudantes foram selecionados entre 600 enviados ao Plenarinho, site infantil da Câmara. "Sabemos que os projetos precisam ser aperfeiçoados, mas a expectativa é vê-los transformados em lei. Esse foi o intuito da maioria das crianças que enviou propostas e participou da sessão", avaliou o presidente Lucas.

Autores dos Projetos

Carlos Marcus da Silva, de 14 anos, autor do projeto que propõe a reformulação dos conselhos tutelares, veio de Iracema, uma cidade do interior do Ceará com menos de 15 mil habitantes. Ele mora num sítio sem acesso a internet e vai de pau-de-arara para a Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, onde cursa a 8ª série. Richard Santos Oliveira, de 13 anos, autor do projeto de lei sobre reaproveitamento da água da chuva, chegou de São José dos Campos, São Paulo. Ele é aluno da escola Elizabete de Paula Honorato. João Pedro de Souza Mello, de 13 anos, é autor do projeto que proíbe o fumo perto de crianças. Ele estuda no colégio Marista João Paulo II, em Brasília.