Câmara lança perfil do Marquês de Paranaguá

Presidente Michel Temer participa do lançamento do Perfil Parlamentar do Marquês de Paranaguá.
15/12/2009 17h15

Câmara lança perfil do Marquês de Paranaguá

J. Batista

A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (15/12) o 55º volume da Série Perfis Parlamentares: Marquês de Paranaguá. Ao participar do evento, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), defendeu o resgate histórico que a série de perfis faz.

"Quem conhece o perfil do Marquês de Paranaguá sabe que os exemplos que ele nos deixou nos mobilizam para um futuro mais próspero. Principalmente, em um momento em que as instituições são desprezadas", afirmou o presidente da Câmara.

Michel Temer citou como exemplo decisão recente na qual um juiz resolveu quebrar o sigilo de todos os 168 milhões de telefones celulares do país. "Isso é fruto de uma cultura política onde as pessoas desprezam as instituições, onde as pessoas não leem a Constituição Federal", disse.

Ao anunciar que a Câmara dos Deputados, pela primeira vez desde 2001, aprovou este ano mais projetos de autoria parlamentar do que de autoria do Executivo, Michel Temer disse que algumas pessoas estranham a inversão: "Isso ocorre quando as pessoas não sabem que os Poderes da República são independentes e harmônicos."

O perfil do Marquês de Paranaguá foi elaborado pelo jornalista, poeta e escritor Chico Castro.