Plenário aprova convocação do ministro Cid Gomes para explicar declaração sobre parlamentares
O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (4) a convocação do ministro da Educação, Cid Gomes, para prestar pessoalmente explicações a respeito de declaração sobre parlamentares, feita durante visita à Universidade Federal do Pará. O requerimento foi apresentado pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE). A data da vinda do ministro ainda será definida.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, explicou que o ministro precisa esclarecer sua declaração de que os parlamentares achacam o Governo. Na declaração, feita no fim de fevereiro, o ministro diz: “Agora, as coisas são assim, tá certo? As coisas são assim. Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais, aprovarem as emendas impositivas, para quem possa… Com todo respeito também, porque às vezes os caras querem mandar dinheiro para algum lugar, mas é uma guerra”.
“Ele [Gomes] vai ter que explicar quem são os achacadores do Congresso. Um governo que tem como lema ‘Pátria Educadora’ não pode ter um ministro da Educação mal educado, nós precisamos efetivamente colocar isso à prova”, disse o presidente da Câmara.