Plenário aprova Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) projeto que cria a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Entre outras medidas, o texto define o que é considerado deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos para as pessoas com deficiência, além de dar ênfase nas políticas públicas.
05/03/2015 19h40

Foto: JBatista

Plenário aprova Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência

Texto aprovado é substitutivo da deputada Mara Gabrilli

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) projeto que cria a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PL 7699/06, antes conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência). O texto agora será analisado pelo Senado.

Entre outras medidas, o texto define o que é considerado deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos para as pessoas com deficiência, além de dar ênfase nas políticas públicas.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Segundo ela, a proposta vai compatibilizar as normas legais brasileiras com os direitos fundamentais para pessoas com deficiência estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Também foi aprovado um destaque do PRB que excluiu a possibilidade de o juiz autorizar a interrupção imediata das transmissões, comunicações ou divulgações de veículo de comunicação se houver prática de induzir ou incitar a discriminação de pessoa em razão de sua deficiência.

Votações às quintas
Questionado sobre as votações nas quintas-feiras, Eduardo Cunha disse que as sessões deliberativas nestes dias serão mantidas, e os parlamentares ausentes terão as faltas descontadas em seus salários como qualquer trabalhador.