PEC que torna obrigatória presença de mulheres na Mesa Diretora pode ser votada em março

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou nesta quarta-feira (4) a votação em março da PEC 590/06. A Proposta de Emenda à Constituição torna obrigatória a presença de ao menos uma mulher na composição da Mesa Diretora da Casa.
04/02/2015 11h15

Foto: Lúcio Bernardo Jr.

PEC que torna obrigatória presença de mulheres na Mesa Diretora pode ser votada em março

Cunha: votação será homenagem ao Dia da Mulher

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou nesta quarta-feira (4) a votação em março da PEC 590/06. O anúncio foi feito em café da manhã da Bancada Feminina. A Proposta de Emenda à Constituição, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), torna obrigatória a presença de ao menos uma mulher na composição da Mesa Diretora da Casa.

Atualmente, a participação das mulheres nas decisões da Mesa Diretora tem ocorrido por meio de concessões feitas pelos partidos ou mediante votação em plenário, o que nem sempre assegura a presença feminina na direção da Casa.

Em seu pronunciamento no evento, Cunha disse que a votação será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. “É um compromisso público que o senhor assume com a agenda da nossa bancada, que busca mais espaço no poder dessa Casa”, afirmou a coordenadora-geral da Bancada feminina, deputada Jô Morais (PCdoB-MG).