Eduardo Cunha se encontra com jovens que conhecem a Câmara por meio do Programa Estágio-Visita

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, se encontrou nesta quarta-feira (25), no Salão Verde da Câmara, com jovens universitários de todo o País, que estão na Câmara desde o início da semana, para conhecer de perto o funcionamento da Casa, das comissões técnicas e do Plenário.
25/03/2015 11h08

Foto: Rodolfo Stuckert

Eduardo Cunha se encontra com jovens que conhecem a Câmara por meio do Programa Estágio-Visita

Programa dá visibilidade ao trabalho parlamentar e legislativo, diz Cunha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, se encontrou nesta quarta-feira (25), no Salão Verde da Câmara, com jovens que participam do programa Estágio-Visita. A iniciativa, desenvolvida pela Segunda Secretaria e pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados, reúne, durante cinco dias, universitários de todo o País para conhecer de perto o funcionamento da Casa, das comissões técnicas e do Plenário.

Cunha afirmou que o programa é uma oportunidade para jovens que estão na universidade conhecerem a dinâmica do trabalho parlamentar e legislativo. Ele acredita que o convívio com o dia a dia dos deputados pode contribuir para que esses jovens tenham uma melhor visão do político e seu trabalho. “A gente tem que estimular esses jovens a ter a opção de vir para a política, de entender política”, afirmou Cunha, que estava acompanhado do 2º secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ).

O Estágio-Visita, segundo o presidente da Câmara, é parte de um esforço da Casa pra conscientizar os jovens para a importância do processo político e do trabalho parlamentar e legislativo. Ele ressaltou a importância da iniciativa, que atua com formadores de opinião e  futuras lideranças.

Bornier incentivou os universitários a apresentarem sugestões de projeto de lei, por meio da Comissão de Legislação Participativa. Segundo ele, a Mesa Diretora estuda formas de dar oportunidade para mais jovens participarem do programa, que é realizado pela Câmara desde 2004 e tem oito edições por ano. Hoje, para se inscrever, os interessados devem solicitar a indicação a um deputado. Cada parlamentar pode indicar até dois jovens por ano, e as turmas de cada edição contam com cerca de 50 participantes.