Eduardo Cunha participa da instalação da Comissão Especial da Reforma Política
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, participou, nesta terça-feira (10), da instalação da Comissão Especial da Reforma Política. Os integrantes da comissão terão um prazo de 40 sessões do Plenário para analisar proposta sobre o tema.
Segundo ele, a comissão representa uma indicação de que a Câmara “vai adotar a agenda que a sociedade quer”, em referência aos protestos ocorridos em junho de 2013, que, entre outras medidas, cobravam mudanças no sistema político. “Muitos falam em reforma politica, mas na hora [de votar] faz obstrução. Estamos implementando, de fato, uma discussão séria que pretendemos levar [à votação] ainda neste semestre”, declarou.
Cunha afirmou ainda que o colegiado, composto por 34 titulares e igual número de suplentes, foi formado com a garantia de uma representação plural. Ele admitiu que a reforma política é um tema de difícil consenso, mas adverte que um acordo precisa ser construído em torno de pontos com apoio da ampla maioria. Ele destacou que a necessidade de rapidez nessa discussão para que seja possível aprovar alguns pontos até setembro deste ano para que tenham validade já para as eleições municipais de 2016.