Eduardo Cunha manifesta apoio a acordo entre Mercosul e Associação Européia de Livre Comércio

Ele esteve reunido nesta quarta-feira (15) com parlamentares e embaixadores dos quatro países da Efta – Islândia, Noruega, Suiça e Liechtenstein. Ele afirmou que a maioria do Parlamento apoia acordos multilaterais e bilaterais de livre comércio e acredita que não haverá dificuldades para a aprovação de um eventual acordo.
15/04/2015 12h14

Foto: Zeca Ribeiro

Eduardo Cunha manifesta apoio a acordo entre Mercosul e Associação Européia de Livre Comércio

Europeus ainda vão se reunir com representantes do Executivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, declarou apoio às negociações de um acordo entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta na sigla em inglês). Ele esteve reunido nesta quarta-feira (15) com parlamentares e embaixadores dos quatro países da Efta – Islândia, Noruega, Suiça e Liechtenstein. Ele afirmou que a maioria do Parlamento apoia acordos multilaterais e bilaterais de livre comércio e acredita que não haverá dificuldades para a aprovação de um eventual acordo.

Eduardo Cunha lembrou, no entanto, que a iniciativa dos acordos é do Executivo, mas considera importante a iniciativa dos parlamentares europeus de visitarem o Brasil e a América do Sul para discutirem apoio político para acelerar as negociações. Os representantes do Efta lembraram que as conversas sobre o acordo foram iniciadas em 2000, mas evoluíram pouco nestes 15 anos, mesmo com o crescimento contínuo do comércio entre as duas regiões. 

A Associação Europeia de Livre Comércio (Efta) foi constituída em 1960. Formada inicialmente por sete países, a EFTA surgiu como uma oposição à Comunidade Econômica Europeia (CEE), mas, desde 1992, tem acordo com a União Europeia.

Petrobras
Os parlamentares da Efta também questionaram o presidente da Câmara sobre o futuro da Petrobras, depois da crise provocada com os casos de corrupção investigados pela Justiça. Eduardo Cunha explicou que a crise é grave, mas assinalou que as investigações estão avançadas, inclusive com punições já em andamento. O presidente da Câmara afirmou que a atual crise, no entanto, não prejudicará a posição que a empresa ocupa no mercado e acredita em uma recuperação a médio prazo.

Os parlamentares e embaixadores ainda vão se reunir nesta quarta-feira com integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico e devem se encontrar também com representantes do Executivo.