Eduardo Cunha diz que vai manter Câmara Itinerante nos estados

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reafirmou nesta sexta-feira (10), em João Pessoa (PB), que vai manter a agenda de visitas aos estados com o programa Câmara Itinerante. O programa leva a Câmara dos Deputados às diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional.
10/04/2015 15h40

J Batista

Eduardo Cunha diz que vai manter Câmara Itinerante nos estados

Cunha leva Câmara Itinerante ao plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reafirmou nesta sexta-feira (10), em João Pessoa (PB), que vai manter a agenda de visitas aos estados com o programa Câmara Itinerante.   O programa leva a Câmara dos Deputados às diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional.

Cunha foi impedido de falar por manifestantes que ocuparam a Assembleia Legislativa da Paraíba, durante a sessão programada para discutir a reforma política e o pacto federativo. Em entrevista concedida depois das manifestações, o presidente da Câmara disse que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), não teria garantido a segurança necessária para a realização do debate. “Houve uma omissão do governo do estado em garantir a integridade do poder público, da Assembleia da Paraíba”, disse o presidente.  Ele acrescentou que a polícia só compareceu à assembleia depois que a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) interveio.

Manifestantes ligados aos movimentos sociais e sindicalistas (LGBT, Sem-terra e CUT), teriam orquestrado a interrupção do debate por várias vezes. Cunha atribuiu a organização dos protestos aos deputados Anísio Maia (PT) e Estela Bezerra (PSB). “Esses dois parlamentares introduziram os manifestantes na assembleia”.

Ele ressaltou que os debates democráticos promovidos pela Câmara dos Deputados continuarão pelo Brasil.  “Eu vou continuar em todo lugar. Que venham os protestos pacíficos. Que venham os debates. O que nós não vamos aceitar é depredação do patrimônio público”, reafirmou Cunha. Uma porta de vidro chegou a ser quebrada no confronto entre manifestantes e seguranças.

Em Natal, Cunha reafirma necessidade de reforma política

O debate do Câmara Itinerante em Natal (RN), na tarde desta sexta-feira (10), foi marcado por discussões sobre reforma política, pacto federativo e contou com a participação popular.

O presidente da Câmara afirmou que, apesar de todo mundo falar em reforma política, até o momento o tema não avançou o suficiente. "Quando vamos falar, é como escalar a seleção brasileira, cada um tem a sua. Uma coisa é certa: ninguém aguenta mais uma eleição nos moldes da ocorrida em 2014”, declarou. “Vamos buscar uma alternativa para adotar um método que a maioria decida sobre o sistema político.”

Durante a agenda do programa Câmara Itinerante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Cunha disse que a proposta de prorrogar os mandatos atuais no âmbito da reforma política é inconstitucional. “Não há amparo na Casa ou na constituição para qualquer mudança na duração dos  mandatos atuais”, afirmou.

Homenagem

Ainda em Natal, Cunha foi homenageado pelos deputados estaduais do Rio Grande do Norte em reconhecimento ao trabalho realizado como presidente da Câmara.