Eduardo Cunha defende PEC para vincular parte dos recursos da Educação ao ensino especial
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que pretende aprovar, ainda este ano, uma proposta de emenda à Constituição que vincule parte dos recursos orçamentários da Educação às escolas de ensino especial.
Durante visita à Escola Juliano Varella, que atende alunos com síndrome de down em Campo Grande (MS), nesta sexta-feira, Cunha declarou que uma possibilidade estudada é destinar 10% dos recursos vinculados à Educação a essa modalidade de ensino.
“Só vinculando uma parte dos recursos vamos conseguir mudar a situação. Achar que basta incluir os portadores de necessidades especiais junto a crianças e jovens normais não vai oferecer o que eles [os portadores de necessidades especiais] necessitam”, disse Cunha.
A visita à escola faz parte do programa Câmara Itinerante que, nesta sexta-feira, leva uma delegação de deputados a Campo Grande e Cuiabá. O programa tem o objetivo de levar a Câmara dos Deputados até os cidadãos das diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional. As atividades incluem reuniões e visitas dos deputados a instituições que promovam ações bem sucedidas relacionadas a temas sociais em debate na Casa.
Já foram realizadas quatro edições do programa: Em Curitiba, São Paulo, João Pessoa e Natal. Foram discutidos, entre outros temas, a reforma política e o pacto federativo.
Para participar dos debates, a população pode enviar perguntas e sugestões, em tempo real, por meio do portal e-Democracia ou pelo e-mail camaraitinerante@camara.leg.br. Usuários do Instagram e do Twitter podem usar a hashtag #camaraitinerante.