Eduardo Cunha aceita pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff

02/12/2015 18h35

J Batista

Eduardo Cunha aceita pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff

Segundo Cunha, decisão foi de natureza técnica: "A mim não tem nenhuma felicidade em praticar esse ato. Não o faço em natureza política"

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou há pouco que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando análise, Cunha aceitou o requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, que inclui as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, que são manobras contábeis usadas pelo governo federal para maquiar gastos além dos limites legais.

Segundo Cunha, a decisão de acatar o pedido foi de natureza "técnica" e não "política". Cunha afirmou que aceitou o argumento da denúncia dos juristas contra os decretos publicados pelo governo em 2015 que aumentaram despesas sem autorização do Legislativo, as chamadas pedaladas.

"A mim não tem nenhuma felicidade em praticar esse ato. Não o faço em natureza política", declarou o presidente da Câmara. "[Aceito o pedido] Lamentando profundamente o que está ocorrendo. Que nosso país possa passar por esse processo, superar esse processo." Segundo Cunha, "nunca na história de um mandato [de um presidente] houve tantos pedidos de impeachment".