Presidente da Câmara discute reforma política com vereadores e defende distritão

Para presidente da Câmara, sistema proposta aumenta a representatividade dos eleitos e permite maior debate de ideias
16/04/2015 15h55

J Batista

Presidente da Câmara discute reforma política com vereadores e defende distritão

Eduardo Cunha reiterou disposição de votar reforma política na última semana de maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reuniu-se nesta quinta-feira (16) com vereadores do Rio de Janeiro, de Manaus e de São Paulo para debates as propostas de reforma política que tramitam na Câmara.

Durante o encontro, Cunha reiterou que o tema será assunto do Plenário da Câmara na última semana de maio, para que o Senado possa analisar as mudanças dentro do prazo que permite que elas valham já nas próximas eleições.

Eduardo Cunha defendeu a adoção do chamado distritão, sistema que elege os candidatos mais votados para ocupar as cadeiras de deputados e vereadores. Para ele, o sistema dá mais representatividade aos eleitos, reduz a quantidade de candidatos e, por consequência, aumenta o tempo disponível para a exposição de propostas.

Participaram da reunião diversos deputados federais e vereadores como os presidentes das Câmaras Municipais de São Paulo, Antonio Donato; de Manaus, Wilker Barreto; além de diversos integrantes da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.