Cunha defende menos burocracia para produtores rurais
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que o setor produtivo rural precisa de mais apoio dos parlamentares para expandir os negócios com menos burocracia e regramento. “O setor precisa de firmeza, segurança jurídica e horizonte para trabalhar e apresentar resultados”, disse Cunha, no sábado, durante reunião com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em Uberaba (MG). “Não escutar um setor importante como este seria fugir da realidade”.
O encontro foi realizado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que reúne mais de 20 mil criadores e faz o cadastro e acompanhamento genético do rebanho estimado em 200 milhões de cabeças de gado zebuíno, considerado o maior do mundo. O presidente colheu sugestões e pedidos das entidades representativas de vários segmentos do agronegócio para projetos de interesse do setor produtivo rural. “São matérias que estão na pauta da Câmara dos Deputados, algumas já votadas e outras em andamento, que merecem o apoio da Casa para o desenvolvimento do setor”.
Cunha falou também do crescimento dos negócios rurais pela constante necessidade de produção de alimentos. Ele reconheceu a alta capacidade de resposta do campo em tempo de crise. “Se tem um setor que precisa e deve sempre produzir mais é o de alimentos. Ninguém pode deixar de comer por conta da crise. O campo não é problema, mas parte da solução”. E acrescentou: “Quando se deixa de produzir, não faltam apenas alimentos. Faltam empregos, geração de impostos e os serviços públicos pioram. Esse é o Brasil real”.
Eduardo Cunha também visitou o parque de exposições da ExpoZebu, que reúne expositores das raças zebuínas do mundo inteiro. A festa está sendo realizada pela 81ª vez em Uberaba, onde se encontra um Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu. Durante o evento, Cunha, ao lado governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi agraciado com um título de Sócio Honorário da ABCZ.
Cenário Político
Ainda em Uberaba, o presidente da Câmara dos Deputados participou de um debate técnico sobre o Cenário Político Nacional promovido pela Câmara Municipal. Políticos locais e representantes da sociedade civil organizada participaram de uma seção de perguntas e respostas sobre temas variados. Cunha falou sobre reforma política, pacto federativo, regulamentação dos serviços terceirizados, crises econômica e política, movimentos sociais e redução da maioridade penal, entre outros assuntos.
Além de Cunha, estiveram em Uberaba participando da ExpoZebu, os deputados federais Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Irajá Abreu (PSD-TO), Marcos Montes (PSD-MG), Marcelo Aro (PHS-MG), Caio Narcio (PSDB-MG), Domingos Sávio (PSDB-MG), Aelton Freitas (PR-MG) e Zé Silva (SD-MG).