Câmara Itinerante visita instituições que atendem a pessoas com deficiência

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, considera que evento permite que parlamentares conheçam realidade que "dificilmente chega da forma que deveria ao Congresso"
27/03/2015 17h30

Rodolfo Stuckert

Câmara Itinerante visita instituições que atendem a pessoas com deficiência

Instituto Chefs Especiais desenvolve trabalho inclusivo para pessoas com síndrome de Down

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha visitou, nesta sexta-feira (27), três instituições de atendimento a pessoas com deficiência. As visitas, organizadas pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), integraram as atividades do programa Câmara Itinerante em São Paulo.

“O Parlamento precisa garantir condições permanente de financiamento de instituições como essas, e o Câmara Itinerante tem permitido que os parlamentares conheçam uma realidade que dificilmente chega da forma que deveria chegar ao Congresso”, destacou Eduardo Cunha. “Essas visitas são simbólicas, pois colocam holofotes sobre a situação dessas instituições e priorizam o debate e soluções para seus problemas”, acrescentou.

No início da tarde, Eduardo Cunha conheceu o Instituto Chefs Especiais, que desenvolve, desde 2006, um trabalho gastronômico inclusivo pioneiro para pessoas com síndrome de Down. Ele almoçou no local, que oferece refeições preparadas pelos alunos da instituição.

Financiado exclusivamente por meio de campanhas de mobilização social em sua origem, o projeto acabou se consolidando e atraiu o apoio de empresas. A entidade capacita pessoas com síndrome de Down com o objetivo de facilitar sua autonomia e inserção no mercado de trabalho.

O instituto oferece cursos de culinária básica extensiva e garçom, além de oficinas de gastronomia, nas quais cozinheiros e profissionais de outras áreas atuam com os chefs especiais.

Paralisia cerebral

Eduardo Cunha também conheceu o trabalho desenvolvido pela entidade filantrópica Cruz Verde, que presta assistência a pessoas com paralisia cerebral grave. Fundada em 1959, a ONG dispõe hoje de um hospital, um ambulatório e serviço de hospital-dia. São 240 leitos ao todo.

A Cruz Verde oferece, em suas unidades de atendimento, orientação e assistência especializada para cuidado integral a pacientes que apresentam quadro crônico, com alterações psicomotoras severas e graus diferentes de desenvolvimento cognitivo, para realizarem atividades diárias, como higiene corporal, oral, alimentação e locomoção. A ONG também realiza cirurgias odontológicas em seu centro cirúrgico.

Rede Lucy Montoro

Por fim, o presidente da Câmara esteve na unidade paulista da Vila Mariana da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Coordenada pela Secretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, a Rede, que integra o Sistema único de Saúde, conta com 17 unidades no Estado e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês. Nesta visita, também estiveram presentes o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador José Serra (PSDB-SP).

O objetivo é assegurar tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. A Rede realiza programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente.

Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação - médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Desde 2009, a Rede conta com uma unidade móvel com o objetivo de atender às demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção, além do atendimento multiprofissional. Desde o início de sua operação, a unidade já atendeu mais de 2 mil pacientes e forneceu mais de 4 mil equipamentos.