Câmara itinerante visita hospital do Câncer do Mato Grosso
J Batista
Durante visita, Cunha conheceu as instalações do hospital e apresentou cartilha sobre direitos de pacientes
Em visita ao Hospital do Câncer do Mato Grosso, em Cuiabá, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, destacou a importância de os parlamentares tomarem conhecimento das realidades locais para legislarem de forma mais adequada e abrangente. A vista ao hospital faz parte do programa Câmara Itinerante, que percorre, nesta sexta-feira, as cidades de Campo Grande e Cuiabá.
“A gente sabe que muitas coisas não são feitas por falta de conhecimento. À medida em que tomamos conhecimento da realidade local, algumas simples mudanças podem ser suficientes para mudar a vida de muitas pessoas”, disse.
Essa foi a terceira visita que o Câmara Itinerante fez a um hospital que trata pessoas com câncer. Em seu discurso, Cunha lembrou de uma visita anterior – realizada no início do mês em João Pessoa –, em que recebeu uma sugestão, com mais de 80 mil assinaturas, para elaborar um projeto autorizar os pais a se ausentarem do trabalho e acompanhar o tratamento de filhos.
“São em momentos como esses que tomamos conhecimento da situação e podemos fazer leis melhores e ter atitudes políticas que possam mudar algumas coisas no país”, disse.
Cartilha
Durante a visita ao hospital, o presidente da Câmara e o segundo-secretário da Casa, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), apresentaram a cartilha “A Luta Contra o Câncer”, editada pela Câmara para auxiliar familiares e pacientes a conhecerem seus direitos.
“Com esta cartilha, queremos que as pessoas saibam o que já foi feito para melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem ou sofreram com algum tipo de câncer, mostrar um pouco da realidade da doença no Brasil e apresentar os diversos direitos que podem ser usufruídos pelo paciente como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, cartão de estacionamento, cirurgia de reconstrução mamaria, isenção do imposto de renda e IPTU, medicamentos gratuitos, entre outros”, destacou Cunha.
A íntegra da cartilha pode ser acessada no seguinte endereço: https://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/edicoes/paginas-individuais-dos-livros/a-luta-contra-o-cancer-2013-orientacoes-ao-paciente-e-aos-familiares