Sobre a Secretária

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) é a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados desde a criação do órgão em 2015. Natural de Macaé (RJ) e advogada formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a parlamentar é também a atual presidente nacional do PL Mulher.

Abrir caminhos em postos estratégicos de comando do Poder Legislativo é resultado do trabalho incessante da deputada pelo aumento da representatividade feminina na política. Ao assumir o seu segundo mandato consecutivo, em 2019, ela já havia sido pioneira ao eleger-se Primeira-Secretária da Mesa Diretora da Câmara.

Em seu primeiro mandato (2015-2018), Soraya Santos foi presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Coordenadora da Bancada Feminina, quando executou um trabalho que mudou o olhar da Câmara em relação à pauta e conquistas das mulheres.

Antes de ingressar no Parlamento, foi a primeira mulher a presidir o Instituto de Pesos e Medidas do estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), entre 2005 e 2014, imprimindo uma marca ímpar de gestão na instituição. Entre 2001 e 2003 coordenou o Centro Nacional de Cidadania Negra (CNEG).

Além de uma ampla experiência em gestão, a deputada Soraya Santos traz para Secretaria de Relações Internacionais o compromisso de debater diversos temas importantes de política externa, como saúde, educação, agricultura, ciência e tecnologia e, principalmente, a representatividade da mulher na política.  No âmbito internacional, a questão de gênero também é uma pauta emblemática, pois os dados da ONU mostram que as mulheres constituem apenas cerca de 25% dos parlamentos no mundo todo. No congresso brasileiro, os números são ainda menores, com apenas cerca de 15% de deputadas e senadoras.