Conselho confirma arquivamento da representação contra Valdemar Costa Neto

O Conselho de Ética confirmou, nesta quarta-feira, 19, o arquivamento da representação contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) por suposta quebra do decoro parlamentar. Foi aprovado (14 votos favoráveis e 2 contrários), o relatório do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), em oposição ao anteriormente emitido pelo relator Fernando Francischini, que pedia a continuação das investigações.

No seu parecer, Amauri Teixeira afirmou "não haver justa causa para a admissão da investigação no Conselho de Ética, diante da mais absoluta inconsistência probatória” na representação. Teixeira acrescentou que seu parecer não continha nada de novo, tratando-se de mera formalidade do Conselho, visto basear-se no que fora decidido na última reunião do Colegiado, em que, por 16 votos a 2, já se havia rejeitado o parecer do deputado Francischini.

Sinalizando que teria ocorrido uma possível disputa no julgamento do caso, Amauri Teixeira afirmou que o Conselho de Ética não pode ser utilizado como palco de disputas políticas e que a atuação dos seus pares deve ser pautada pelo zelo.

*Matéria atualizada às 15h11, do dia 20 de outubro para complementar informação.