Conselho de Ética instaura processos, faz sorteios de nomes para escolha de relatores e realiza oitiva de testemunhas

07/10/2025 15h15

O Conselho de Ética reuniu-se nesta terça-feira (7) para instaurar os processos referentes às representações n° 24/25, 25/25, 26/25 e 27/25, realizar sorteio de nomes para compor a lista tríplice para escolha de relator, e realizar oitivas de testemunhas no processo em desfavor do Deputado André Janones.

Inicialmente, o Presidente, Deputado Fabio Schiochet, informou que as Representações n° 25/25 e 27/25, em desfavor dos deputados Marcel Van Hattem e Zé Trovão, respectivamente, foram apensadas pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Hugo Motta, à representação n° 24/25, em desfavor do deputado Marcos Pollon.

Após instaurar os referidos processos, o Presidente realizou o sorteio de nomes para escolha de relator para as seguintes representações:

Para a Representação n° 24/25 e apensadas, foram sorteados os Deputados Castro Neto (PSD/PI), Albuquerque (REPUBLICANOS/RR) e Ze Haroldo Cathedral (PSD/RR).

Já para a Representação n° 26/25, em desfavor do deputado Marcos Pollon, foram sorteados os Deputados Castro Neto (PSD/PI), Moses Rodrigues (UNIÃO/CE) e Ricardo Maia (MDB/BA).

Passando ao item referente à Representação n° 3/25, em desfavor do Deputado André Janones, o Presidente deu início à oitiva do deputado Hélio Lopes (PL/RJ), passando a palavra ao relator, deputado Gustinho Ribeiro, para inquirir a testemunha e, em seguida, ao advogado do representado, Dr Lucas Marques; na sequência, os membros do Conselho de Ética fizeram também os seus questionamentos.

Em função do não comparecimento dos Deputados Nikolas Ferreira, Paulo Bilynskyy e Cabo Gilberto Silva, testemunhas arroladas pelo relator, o Presidente encerrou a reunião.