Conselho de Ética instaura processo, faz sorteio de nomes para escolha de relator e realiza oitiva de testemunhas

23/09/2025 15h50

O Conselho de Ética reuniu-se nesta terça-feira (23) para instaurar processo referente à Representação n° 22/25, em desfavor do Deputado Eduardo Bolsonaro, fazer sorteio de nomes para compor a lista tríplice para escolha de relator e realizar as oitivas das testemunhas arroladas pela defesa do Deputado Gilvan da Federal.

O Presidente, Deputado Fabio Schiochet, depois de ter instaurado o processo em desfavor do Deputado Eduardo Bolsonaro, procedeu ao sorteio de nomes para escolha de relator, tendo sido contemplados os Deputados Delegado Marcelo Freitas (UNIÃO/MG), Duda Salabert (PDT/MG) e Paulo Lemos (PSOL/AP).

Após informar que designaria oportunamente o relator do processo, o Presidente passou ao item referente à oitiva dos Deputados Lindbergh Farias, Delegado Paulo Bilynskyj, Sargento Fahur e Marcel Van Hattem, testemunhas arroladas pela defesa do Deputado Gilvan da Federal, representado no processo referente à Representação n° 1/25.

Como o Deputado Lindbergh Farias havia declinado do convite para prestar esclarecimentos ao Conselho de Ética, o Presidente passou à oitiva do Deputado Delegado Paulo Bilynskyj. Após os questionamentos feitos pelo relator, Deputado Ricardo Ayres, pelo advogado “ad hoc” e pelos membros inscritos, o Presidente declarou finalizada a oitiva e deu início à oitiva do Deputado Sargento Fahur, concedendo a palavra ao relator para seus questionamentos, após os quais o Deputado Gilvan da Federal e os membros inscritos inquiriram a testemunha.

Não havendo outros inscritos, o Presidente passou à oitiva do Deputado Marcel Van Hattem, o qual informou que não poderia prestar esclarecimentos em razão de ter que se ausentar para participar de reunião do Colégio de Líderes em andamento. Por essa razão, o Presidente encerrou a reunião.